Profª. Drª. Anabelle Silva Cornachione
Departamento de Ciências Fisiológicas - UFSCar - campus São Carlos
Laboratório de Fisiologia e Biofísica Muscular
Linha de Pesquisa: Fisiologia do Exercício e do Tecido Muscular
O Laboratório de Fisiologia e Biofísica Muscular (LFBM) tem como foco investigar mecanismos celulares e moleculares envolvidos na contração e morfologia de músculos sadios ou acometidos por alguma disfunção ou doença, tanto em modelos experimentais como em seres humanos.
O principal modelo experimental utilizado no LFBM é camundongo mdx, modelo experimental da Distrofia Muscular de Duchenne (DMD). A DMD é uma doença genética hereditária determinada pela mutação (região Xp21) do cromossomo X (afeta crianças do sexo masculino). Esta mutação impede a síntese da proteína distrofina, que é essencial na manutenção e na regeneração do tecido muscular esquelético. Devido a sua ausência, lesões degenerativas e progressivas são frequentes, podendo levar o paciente ao óbito por volta dos 15 anos de idade. Nosso principal objetivo é atuar com intervenções, como: exercício de baixa intensidade, administração de melatonina e fitoterápicos, que possam impedir ou retardar a progressão da doença em músculos distróficos. Outro animal utilizado nos estudos do LFBM, é o rato Wistar. Neste modelo, investigamos os efeitos da restrição calórica e a suplementação de proteínas em músculos esqueléticos de ratos Wistar obesos.
O LFBM também analisa amostras musculares de seres humanos obtidas através de biópsia de agulha. Atualmente, o LFBM investiga à níveis celular e molecular amostras do músculo vasto lateral (VL) de pessoas que foram contaminadas pela COVID-19, de forma leve e moderada e que apresentam sintomas musculares pós- COVID.
Email: anabelle_cornachione@hotmail.com
Tel.: (16) 3351-8386
Curriculum Lattes