CAPES se reúne com Federação de Biologia Experimental

Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, recebeu a visita de representantes da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe). Temas relacionados ao investimento em pesquisa e formação na pós-graduação stricto sensu pautaram a reunião, que ocorreu na última segunda-feira, 8 de abril.

Na ocasião, os integrantes da Fesbe entregaram à dirigente da CAPES um documento com cinco demandas e sugestões que têm o objetivo de fortalecer a pesquisa e a pós-graduação brasileiras. Dentre os itens, estão as melhorias das perspectivas profissionais dos pós-graduandos, a manutenção de infraestrutura dos laboratórios de pesquisa e o acesso e custeio de publicações científicas em revistas de qualidade.

“Essas medidas são fundamentais para fortalecer a capacidade de pesquisa e inovação no País e garantir que o conhecimento científico seja convertido em soluções práticas e tecnologias que possam impulsionar o desenvolvimento econômico”, destacou Eduardo Colombari, presidente da Fesbe. Participam da Federação 24 sociedades científicas que desenvolvem e divulgam conhecimento científico da área da biologia experimental.

Denise reforçou que a CAPES está aberta ao diálogo e defendeu o enfrentamento das desigualdades regionais na pós-graduação e o aumento da presença de doutores no setor produtivo não acadêmico. Ela enfatizou a importância da Fesbe na discussão desses temas: “A gente precisa caminhar unidos e dialogando com o objetivo de aprimorar o modelo de concessão de bolsas e reduzir as assimetrias”. A presidente salientou que a Fundação trabalha intensamente para a realização de acordos transformativos em todas as áreas do conhecimento com o objetivo de ampliar o acesso e as publicações de artigos nos periódicos científicos e fortalecer as revistas brasileiras com a exigência da qualidade.  

CGCOM/CAPES. 

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-se-reune-com-federacao-de-biologia-experimental