Egresso do PIPGCF ganha prêmio como professor da educação básica

Gabriel Victoriano dos Santos terminou recentemente mestrado no PIPGCF (UNESP-UFSCar) e atua como docente em Jaú-SP.

O prêmio “Antônio Terézio Mendes Peixoto” foi instituído com o objetivo de incentivar a qualidade do ensino e premia professores da rede municipal, estadual ou particular do município de Jaú-SP. A escolha dos premiados baseia-se no destaque alcançado de projetos de ensino executados em sala de aula.

Gabriel desenvolveu projeto vinculado à Semana Nacional do Cérebro de 2019, sobre o tema Inteligência Artificial (https://www.semanadocerebro.com/).

Foram realizadas aulas expositivas sobre o funcionamento do sistema nervoso, reflexos, transtornos mentais, efeito de drogas e outros tópicos. A partir disso, foi executado trabalho interdisciplinar com as disciplinas de Química, Sociologia, Artes e Língua Portuguesa. As semelhanças do funcionamento do sistema nervoso e da inteligência artificial foram discutidas e também o papel dela no nosso cotidiano e os medos dela ocupar o lugar do ser humano foram abordados com os adolescentes da educação básica. Ao final, todas as atividades culminaram em um concurso de desenho que refletisse as discussões em sala de aula.

O mestre em Ciências Fisiológicas Gabriel V. Santos cursou Ciências Biológicas na UNESP, campus de Bauru, e realizou mestrado pelo Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PIPGCF/UFSCar-UNESP) sob orientação do Prof. Dr. Ricardo L. Nunes de Souza da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara.

Mais informações e o depoimento de Gabriel podem ser vistos em https://www.youtube.com/watch?v=nb-l8dQ9PKc&feature=youtu.be

Fonte: https://www2.fcfar.unesp.br/#!/noticia/372/mestre-em-ciencias-fisiologicas-ganha-premio-como-professor-/