Internacionalização

O PIPGCF acredita que a internacionalização é um processo fundamental para o desenvolvimento de uma ciência forte e competitiva. Por isso, o Programa promove uma série de ações voltadas para consolidar e ampliar as redes de pesquisa e aumentar a sua visibilidade internacional. Dentre as principais ações merecem destaque: cooperação científica e tecnológica; capacitação de docentes e pós-graduandos por meio de estágios no exterior; atração de pós-graduandos, jovens doutores e de pesquisadores visitantes do exterior.

CAPES/PrInt

O PIPGCF participa do Programa Institucional de Internacionalização da UFSCar financiado pela CAPES, atuando no seguinte tema: “Integrated Technologies for Health: from Prevention to Rehabilitation”.

As modalidades de benefícios contemplados são:

  • Bolsas para doutorado sanduíche no exterior;
  • Bolsas para estágio de docentes do PIPGCF no exterior;
  • Bolsas para pesquisadores visitantes especiais (PVE) do exterior;
  • Bolsas para pós-doc com experiência no exterior;
  • Bolsas para jovens talentos doutores do exterior;
  • Missões de trabalho no exterior para viabilização de parcerias de pesquisa e de acordos de co-tutela.

Acessem em www.propg.ufscar.br/pt-br/ufscar-print/calls/integrated-technologies-for-health-from-prevention-to-rehabilitation (link externo).

Cooperações Científicas no Exterior

O PIPGCF, através de seus docentes e alunos, dispõe de uma vasta rede de colaboração com renomadas Universidades / Instituições de Pesquisa do exterior.

Para mais informações sobre a Pós-Graduação e a UFSCar, consulte a Secretaria de Relações Internacionais da UFSCar: https://www.srinter.ufscar.br/pt-br/pagina-inicial