Laboratório da Psicologia da Aprendizagem (LPA)

O laboratório LPA, está localizado junto ao do departamento de Psicologia da UFSCar. A área total é de aproximadamente 200 m2, salas climatizadas para o estudo da neurobiologia da ansiedade e da dor. Utilizamos técnicas de estereotáxia e injeção de drogas em estruturas do sistema nervoso central. O laboratório está equipado para realizar testes em roedores, tais como: Ansiedade – testes utilizando o labirinto em cruz elevado, step-down, claro-escuro, campo aberto, exposição presa-predador, confinamento; Dor - testes de retirada da cauda, contorções abdominais, placa quente. Breve descrição dos equipamentos: Aparelhos de ar condicionado (09); computadores (06), impressoras (01), caixas para estudo de condicionamento operante em ratos (6) e em abelhas (01), estufa (01), capela (01), filmadora (03), microscópio (01), criostato (01), estereotáxico (02), bomba de infusão (01), motor para perfuração (02), freezer (02), balança eletrônica (02), destilador (01), caixa claro-escuro (01), labirinto em cruz elevado (03 para camundongos, e 01 para rato), aparelho para teste de exposição presa-predador (02), bebedouro (01), microondas (01), fogão (01) e geladeira (02).

Responsáveis: Profa. Dra. Azair Liane Matos do Canto de Souza