Fisiologia Comparada e Ecofisiologia

A linha de Fisiologia Comparada do PIPGCF compreende uma das mais abrangentes do país. Atuamos no interstício de grandes áreas da biologia e saúde como fisiologia, zoologia, evolução e ecologia. A associação de nossos grupos de pesquisa nos permite acesso a diversos modelos experimentais, técnica e recursos para o desenvolvimento de conhecimento básico e aplicado em investigações de mecanismos funcionais de animais vertebrados e invertebrados, adaptações e aspectos ecológicos, impactos de agentes tóxicos, além do desenvolvimento de ferramentas para saúde humana e mecanismos fisiopatológicos. Nossos grupos de pesquisa atuam em duas frentes principais:

  1. Trabalhamos no desenvolvimento de novos modelos experimentais para proporcionar investigações direcionadas em superar limites dos atuais modelos tradicionais. Desta forma temos conseguido avanços significativos no estudo de processos fisiológicos e ecofisiológicos com uma abordagem evolutiva em vertebrados. O Brasil, com sua imensa biodiversidade, possui enorme potencial para o desenvolvimento de modelos experimentais inovadores e de grande potencial de aplicação em clínica humana e veterinária, agricultura; além de produção e manejo animal. Com o uso de diversos grupos animais, temos provido estudos inovadores sobre a função cardiovascular, respiratória; regulações autonômicas, neuro-humorais, térmica e hidro-salina; além de modelos para investigações de patologias cardiovasculares, respiratórias, Parkinson, obesidade, dentre outros;
  2. Trabalhamos em iniciativas de amplo escopo envolvendo investigações ecotoxicologicas para o estudo dos mecanismos de ação e efeitos de ampla gama de poluentes: que envolvem ferramentas para monitoramento ambiental; o desenvolvimento de biomarcadores em diferentes níveis de organização biológica; a identificação de danos ocultos causados por níveis subletais de contaminantes; e impactos em saúde humana. Tais aspectos nos permite profunda inserção em processos de criação de padrões de monitoramento ambiental com vistas a alteração/revisão de parâmetros legais de monitoramento do meio e estabelecimento de limites de poluentes para saúde humana.

Docentes

  • Cléo Alcantara Costa Leite
  • Diana Amaral Monteiro
  • Francisco Tadeu Rantin
  • Kênia Cardoso Bícego
  • Luciane Helena Gargaglioni Batalhão
  • Luiz Henrique Florindo; Marisa Narciso Fernandes