Inovação tecnológica em Ciências Fisiológicas

Há o trabalho colaborativo de pesquisadores para o desenvolvimento de novos alvos terapêuticos, novos fármacos e técnicas não farmacológicas de tratamentos clínicos, além de novas abordagens terapêuticas para atuação contra patologias de grande relevância em nossa sociedade, como a hipertensão, obesidade, câncer, doenças neurodegenerativas, depressão e outros. A abordagem integrada dada nestas investigações permite o melhor aproveitamento de estudos básicos para o desenvolvimento de repostas viáveis e desenvolvimento de produtos e/ou conhecimentos potencialmente aplicáveis. Esta é uma das áreas com grande inserção e interação na iniciativa privada. As associações nacionais e internacionais que temos permitem manter grupos de pesquisa e laboratórios funcionais e dinâmicos e com grande qualidade de produção, mesmo no adverso cenário brasileiro da atualidade. Nossa forma de organização e trabalho permite que avanços significativos sejam concretizados nas áreas temáticas descritas, incluindo esta progressão de aplicação prática do conhecimento básico para construção de soluções para problemas sociais e desenvolvimento de produtos. Apesar do valor destes feitos no atual cenário, acreditamos que o maior produto esteja voltado a formação dos nossos estudantes, que tem seu conhecimento técnico e acadêmico formado em um ambiente dinâmico e interdisciplinar, com uso de múltiplos modelos experimentais e tecnologias para soluções de valor básico e aplicado.

• Ana Cláudia Garcia de Oliveira Duarte
  • Azair Liane Matos do Canto de Souza