Histórico

O PIPGCF constitui uma derivação do PPGCF, Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, criado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFSCar em dezembro de 1992. A colaboração da UNESP iniciou com participação pontual de docentes externos provenientes da Faculdade de Odontologia (FOAr) e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, ambas do Campus de Araraquara na década de 90, seguida pelo convênio induzido pela CAPES em julho 2001. Essa indução feita pela CAPES foi um indicativo importante de que as duas Instituições de Ensino Superior (IES) estavam no caminho certo para sustentar um Programa de modo sinérgico ou com força maior do que atuando isoladamente. De fato, em outubro de 2008 houve a criação de Associação Ampla entre UFSCar (CCBS) e a UNESP (FOAr e FCFAr) e em agosto de 2009 tivemos o PIPGCF/Associação Ampla UFSCAr-UNESP.

Vale ressaltar que a associação ampla formada não exclui a possibilidade de participação docente de qualquer outra Unidade da UNESP ou da UFSCar. Atualmente temos credenciados no PIPGCF docentes de 6 unidades da UNESP, distribuídos em 5 campi, Araraquara (Faculdade de Odontologia e Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 11 docentes); Jaboticabal (Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, 2 docentes); São José do Rio Preto (IBILCE; 1 docente), Botucatu (IB; 1 docente) e Bauru (Faculdade de Ciências; 1 docente) e 1 docente do Departamento de Psicologia da UFSCar. 

Histórico resumido

  1. Criação do PPGCF-UFSCar pelo CCBS: Aprovado pelo Conselho Universitário da UFSCar em dezembro de 1992 (Parecer nº 212/92).
  2. Recomendação (Grupo Técnico Consultivo CAPES): Mestrado (29/06/1994); Doutorado (19/12/1997).
  3. Indução CAPES: Convênio PPGCF UFSCar-UNESP, julho de 2001.
  4. Indução PROPG-UNESP: Criação de Associação Ampla entre UFSCar e UNESP (FCF e FO Campus de Araraquara) formando o PIPGCF. Aprovada com Conceito 5 pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES, outubro de 2008.
  5. Início do PIPGCF UFSCar-UNESP: Agosto de 2009.